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A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou na última sexta-feira (29/05) uma atualização do documento de orientação provisório intitulado “Principais recomendações de planejamento para reuniões de massa no contexto da Covid-19′, publicado pela OMS em 19 de março de 2020. A nova versão foi revisada e, segundo a OMS, “reflete a evolução do conhecimento sobre a pandemia nas últimas semanas e garante o alinhamento com as orientações mais recentes sobre o Covid-19 publicadas pela OMS”.

O novo documento da OMS descreve ‘reuniões de massa’ como eventos que podem “amplificar a transmissão do vírus”, embora admitindo que eles têm “implicações políticas, culturais, sociais e econômicas substanciais”.

De acordo com o material as autoridades devem avaliar a importância e a necessidade de um evento e considerar a opção que ele possa ocorrer, desde que todos os riscos associados à saúde pública sejam adequadamente tratados e mitigados.

A OMS fornece uma lista de fatores de risco a serem avaliados para permitir as “reuniões de massa”, além de considerar capacidade de um país em conter a propagação da doença. Isso inclui considerar o tipo de espaço, os participantes, a duração do evento e a infraestrutura de saúde local e a capacidade de detectar e gerenciar os casos do Covid-19.

O documento inclui conselhos sobre as fases operacionais e de planejamento de “reuniões de massa”, incluindo o tipo de comunicação necessária. A OMS desenvolveu ainda um documento de avaliação de risco para eventos (em inglês), deixando a cargo das autoridades locais definirem as regras que considerem adequadas.

O documento da OMS conclui: “Geralmente, os eventos associados a um risco baixo, ou muito baixo, de transmissão do Covid-19 e baixa tensão no sistema de saúde, podem ser considerados suficientemente seguros para prosseguir. Eventos com um nível de risco moderado, alto ou muito alto, podem não ser suficientemente seguros para prosseguir e exigiriam uma aplicação mais completa de medidas de prevenção e controle. Se o risco de propagar a COVID-19 permanecer significativo após a aplicação de todas as medidas de controle, adiar ou cancelar o evento planejado deve ser considerado”

Separação dos eventos de negócios de “reuniões de massa”

Embora a Alemanha tenha sido clara e liderou a definição de exposições e eventos de negócios como uma categoria muito diferente de ‘reuniões de massa’, a situação é muito diferente em outros países. Inclusive no Brasil.

FONTE: PORTAL RADAR

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Algumas histórias são inspiradoras e algumas nascem de momentos difíceis. Reprogramar a vida, por vezes, causa um desconforto, mas pode ser exatamente a oportunidade inesperada, a janela que nos mostra o melhor no horizonte, não é mesmo?

Com muita experiência e uma trajetória de 30 anos, o time da Moura Comunicação – agência especializada em Relações Públicas, composta por três profissionais, Vânia Moura, Caroline Dendena e Gabriel Casagrande, desde 2018 atua em modelo home office. A decisão da agência foi pautada na praticidade e funcionalidade do atendimento. “Os modelos de home office que existiam aqui na nossa região eram basicamente para consultores que trabalhavam sozinhos e não como nós, que estávamos em três colegas. Nosso único receio na época foi de causar uma interpretação errada, como se a empresa fosse fechar, o que não era verdade, queríamos otimizar as ações e trazer mais qualidade pra nossa rotina, visto que perdíamos muito tempo com deslocamento e trânsito, uma vez que nossa sala ficava no Fundaparque. Porém, no decorrer destes dois anos, nosso trabalho e nossa qualidade de vida só melhorou”, destaca Vânia.

Com muitos contatos realizados a partir de e-mails e visitas às empresas dos clientes frequentemente, a equipe avaliou na época que a sala não era mais uma necessidade. O momento havia mudado e era hora de inovar. “Vem dando certo, porque nossa programação e organização está sempre alinhada. Isso passa confiança e traz muita credibilidade. Mesmo que cada um tenha sua rotina, todos os dias nos falamos e trocamos ideias. Temos reuniões semanais e todas as pastas compartilhadas por e-mail são mantidas atualizadas, com o que temos acertado com os clientes. Ou seja, se algum de nós por algum motivo ficar impossibilitado de fazer o atendimento, basta buscar as informações na pasta e pronto. Isso passa aos clientes enorme segurança e confiança, de que é uma equipe que está atendendo e todos sabem das suas demandas. Eles se sentem ainda mais especiais”, conta.

Mas Vânia alerta que no ambiente do home office é importante ter um espaço apenas para o trabalho e que ele seja bem organizado para não perder o foco. “Estabelecer uma lista de tarefas e cumprir os cronogramas. Quem tem filhos pequenos em casa precisa organizar a rotina deles para que entendam que, naquele determinado período não devem invadir o seu espaço, não quer dizer que não possam, mas o importante é o entendimento dessa responsabilidade”, relata a profissional.

Outro ponto importante é o tempo: estando em casa se torna mais fácil perder a noção das horas. Ela diz que alguns hábitos são legais de serem adquiridos, como a pausa do café e principalmente não esquecer de tomar água. O telefone precisa de regras, como silenciar os grupos de whatsapp que não fazem parte do trabalho para não perder atenção. No final do dia ou ao terminar a jornada, saia e vá para outro espaço da casa, se possível feche a porta e só retorne no dia seguinte. Eventualmente agende uma visita pessoal ao cliente, neste momento não é algo indicado, mas pode fazer uso das tecnologias para esse processo. “Com a pandemia o modelo de home office foi uma novidade para maioria das pessoas, mas para nós o assunto já estava dominado. Hoje o que tenho mais saudade é das nossas reuniões presenciais, na casa da Carol, com fartos lanches, café e chimarrão e na expectativa que isso passe o mais rápido possível, a dica é, se tu tens condições, faça o home office, os custos também são infinitamente menores, o que é importante ser avaliado como positivo”, finaliza Vânia.

Fonte: Entrevista Jornal Design Serra (Bento Gonçalves/RS)


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Gabriel Pertile Casagrande

Há 20 anos, a Moura Agência de Relações Públicas organiza eventos corporativos, desde lançamento de produtos, comemorações, inaugurações, congressos, seminários, convenções, eventos esportivos e grandes feiras da região. Com sede em Bento Gonçalves/RS, possui credibilidade no mercado nacional.


Sempre atenta em entregar trabalhos com significado, embasados em relacionamentos harmoniosos, é responsável por todas as etapas do evento, do planejamento a execução, finalizando com a entrega de relatórios de todas as ações e investimentos.


Mais do que entregar um evento perfeito, se preocupa com todos os envolvidos, da escolha dos fornecedores, colaboradores, patrocinadores, apoiadores e o cliente, independentemente do tamanho, para dezenas ou milhares de pessoas.


Facilitadores da comunicação, os relações-públicas, Vânia de Moura, Caroline Todeschini e Gabriel Casagrande, promovem também ações estratégicas na gestão de imagem, gerenciamento de redes sociais, bem como, a comunicação eficiente entre os stakeholders.


E neste momento, que os eventos presenciais estão impossibilitados de serem realizados, a Moura está atenta a todas as mudanças e se desafiando para novos formatos, como os eventos híbridos, que começaram a ser discutidos no ano passado. Porém, com o surgimento da pandemia, o processo foi acelerado.


Os eventos totalmente virtuais ou híbridos, em estúdio montado, já são uma realidade que irá se incorporar aos eventos presenciais.


O evento híbrido oferece vantagens e diferenciais, como novas formas de receitas, possibilidades de aumentar a abrangência geográfica do público-alvo e novas ferramentas de engajamento. Mas também envolvem desafios que podem demandar complexidade operacional.


O mundo mudou, e a Moura está se capacitando para oferecer as melhore soluções em eventos para você.


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